sábado, 30 de julho de 2011

O PERIGO DA CARNE CRUA


           Existe um grande número de pessoas que não resiste aos prazeres da carne crua. Este alimento, porém possui uma carga microbiana alta o que o torna perigoso, a maioria das contaminações é controlada pelo cozimento. O que se deve evitar é o consumo de carne “mal passada” e crua.
         A ingestão de ostras e mariscos em geral também deve ser feita com cautela. Quando não cozidos estes alimentos carregam bactérias que sobrevivem até a refrigeração. Os alimentos provindos do mar e rios estão expostos a poluição da água e acabam armazenando microrganismos deste ambiente. Por isso, ao irmos em restaurantes de origem oriental, precisamos nos atentar a temperatura dos peixes que são servidos crus e a sua coloração.
           O ideal é sempre consumir carnes cruas no ponto ou bem passada e adquirir produto de origem conhecida que passa por controle de inspeção sanitária. Fique muito atento para a aparência e o cheiro do alimento. A aparência viscosa, alterações de cor e mau cheiro indicam contaminação por bactérias. 
       Apesar da importância na verificação dos alimentos a serem consumidos, devemos lembrar que alimento contaminado é diferente de alimento estragado. 
O alimento contaminado possui um número significante de microrganismos e é invisível a olho nu. O alimento estragado modifica as suas características organolépticas (alterando cor, sabor, olfato), sendo muito mais fácil de identificar na hora do consumo.
Além disso, devemos sempre verificar a higiene geral do restaurante, se o salão está sujo pode ter a certeza que a cozinha não estará diferente. 

Fonte: www.cozinhanet.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário