domingo, 24 de julho de 2011

Bares e Restaurantes poderão ser obrigados a informar calorias no cardápio

20/7/2011 14:23,  Por Agência Câmara
Gustavo LimaThame defende o combate à obesidade.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 505/11, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que obriga bares, restaurantes e lanchonetes a incluir no cardápio os valores calóricos das refeições. O deputado argumenta que, muitas vezes, o consumidor consome comidas gordurosas por falta de informação.
Segundo o projeto, os estabelecimentos que descumprirem a regra estarão sujeitos a punições previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), entre elas estão multa, suspensão de fornecimento de produto e cassação da licença de funcionamento.
A proposta é igual ao PL 2964/08, do ex-deputado Uldurico Pinto, que foi arquivada no fim da legislatura passada.
Mendes Thame cita pesquisas do Ministério da Saúde que apontam o aumento da incidência de doenças provocadas pelo consumo exagerado de alimentos calóricos. “As doenças cardiovasculares são hoje as maiores causadoras de mortes no Brasil. Além disso, consomem quase a metade do orçamento de assistência médica”, diz.
Segundo o deputado, 27,5% dos homens e 12,5% das mulheres no País são obesos. “A situação é tão grave que a obesidade supera a desnutrição”, destaca.
Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:PL-505/2011Da Redação/DC

Fonte: Site: www.correiodobrasil.com.br - Data: 24 de Julho de 2011
 

Um comentário:

  1. Acho ótimo! Assim a gente pode escolher sobremesas menos calóricas e tão gostosas quanto! =)

    ResponderExcluir