quinta-feira, 4 de agosto de 2011

EUA mandam retirar de circulação 16 toneladas de carne moída com salmonela

A carne de peru infectada da empresa Cargill causou uma morte na Califórnia e contaminou outras 77 pessoas em 26 estados

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos ordenou nessa quarta-feira (3) a retirada de mais de 16 toneladas de carne moída de peru da empresa Cargill por um surto de salmonela nesse produto, que causou uma morte na Califórnia e contaminou outras 77 pessoas em 26 estados.
As autoridades sanitárias emitiram um alerta de saúde pública, já que a bactéria detectada, a salmonela Heidelberg, é uma variante resistente aos antibióticos e difícil de tratar. Tanto o Departamento de Agricultura e o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) informaram nesta quarta-feira que ainda não localizaram a origem do surto.
O CDC explicou que a contaminação aparentemente começou em março deste ano e afetou 26 estados: Alabama, Arizona, Califórnia, Geórgia, Illinois, Indiana, Iowa, Kentucky, Louisiana, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Missouri, Mississipi, Montana, Nebraska, Nevada, Carolina do Norte, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Dakota do Sul, Tennessee, Texas e Wisconsin.
Segundo dados do CDC, cada ano 50 milhões de americanos sofrem intoxicações alimentícias e delas, cerca de 3 mil morrem, especialmente idosos, crianças e pacientes com doenças crônicas.
A salmonela, que provoca diarreia, dores abdominais e febre, é a principal causa de envenenamento por alimentos nos EUA e pode ser evitada consumindo alimentos cozidos e mediante a pasteurização.

Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/19767/saude-publica/eua-mandam-retirar-de-circulacao-16-toneladas-de-carne-moida-com-salmonela

Nenhum comentário:

Postar um comentário